Esta premiação é definida pela Comissão de Avaliação e a Coordenadoria Nacional e será entregue durante o XXIX Encontro Nacional da Amizade.
Comissão do Projeto Meio Ambiente 2021/2023
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JOSEFINA REIS DE MORAES (13/10)
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GUIZÉLIA DUNICE BRITO (11/03)
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FÁTIMA APARECIDA BOTTA BARRETO (23/04)
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DEYSE PIMENTEL LOPES (10/11)
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REGULAMENTO GERAL DOS PROJETOS
I – DA PREMIAÇÃO
Art.1° – O Concurso dos Projetos Educação e Educação/Meio Ambiente é promovido pela Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos, em parceria com a Fundação dos Rotarianos de São Paulo. Visa identificar, valorizar e divulgar experiências de alfabetização da leitura/escrita, cultural, socioambiental e/ ou tecnológica que foram planejadas e executadas por Associação de Senhoras de Rotarianos/ Casas da Amizade, junto às comunidades locais.
- 1º Está aberto a todas as ASR/ Casas da Amizade filiadas à Coordenadoria Nacional.
- 2º Tem caráter exclusivamente cultural, sem nenhuma modalidade de pagamento aos concorrentes.
II- DA PARTICIPAÇÃO/PRAZOS
Art. 2º – A Ficha de Inscrição, o Termo de Encaminhamento e o Relatório dos Projetos devem ser enviados conforme orientações abaixo:
Projeto Educação/Alfabetização
Coordenadora Odete Terezinha Dallago Volkmann
E-mail: odetedall@hotmail.com
30 de novembro de 2021 Ficha de Inscrição
30 de abril de 2023 Termo de Aprovação e Encaminhamento e o Relatório
Projeto Educação/Meio Ambiente
Coordenadora Josefina Reis de Moraes
E-mail: josefinarmoraes@gmail.com
30 de novembro de 2021 Ficha de Inscrição
30 de abril de 2023 Termo de Aprovação e Encaminhamento e o Relatório
Projeto Mulheres Inspiram Mulheres
Coordenadora Maria Helena Giroto Coimbra
E-mail: lenagiroto@hotmail.com
30 de novembro de 2021 Ficha de Inscrição
30 de abril de 2023 Termo de Aprovação e Encaminhamento e o Relatório
Troféu Rosa de Prata
Coordenadora Neusa Baruki Samahá
E-mail: neusa.baruki@terra.com.br
30 de novembro de 2021 Ficha de Inscrição
30 de abril de 2023 Termo de Aprovação e Encaminhamento e o Relatório
- 1º– Os modelos da Ficha de Inscrição, do Termo de Aprovação e Encaminhamento e do Relatório estão disponíveis no site www.casasdaamizade.org.br
III- DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Art.3º – A redação do trabalho deverá evidenciar a trajetória das atividades desenvolvidas pela ASR/ Casa da Amizade, elaborada de forma digitalizada, devendo conter:
- Termo de Aprovação e Encaminhamento
- Relatório com
- Capa
- Folha de Rosto
- Epígrafe (opcional)
- Sumário
- Apresentação
- Introdução
- Desenvolvimento
- Considerações Finais
- Bibliografia (se houver)
- Anexos (fotos, cópias de publicações em jornais e revistas, transcrições de entrevistas ou o CD com elas gravadas etc.)
Art. 4º – As Entidades inscritas devem incluir no relatório o material que comprove a experiência relatada.
IV- DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Art. 5º– Serão selecionados os trabalhos na categoria EDUCAÇÃO em suas duas subáreas:
- Educação/Alfabetização da leitura/escrita, cultural e/ ou tecnológica;
- Projetos com foco na Educação/Meio Ambiente
- pertinência e coerência com o foco do projeto
- mudança comprovada da situação
- envolvimento das companheiras da ASR
- caráter de continuidade das ações
- autoria do projeto
V – DA DIVULGAÇÃO E ENTREGA DOS PRÊMIOS AOS
PROJETOS EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO/MEIO AMBIENTE
Art. 6º – A Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos, em parceria com a Fundação dos Rotarianos de São Paulo, premiará as Entidades que vencerem os Concursos Educação, de acordo com a seguinte distribuição:
- R$ 3.000,00 (três mil reais) e certificado para as entidades que obtiverem o primeiro lugar nos Projetos Educação e Educação/Meio Ambiente.
- R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) e certificado para as entidades classificadas em segundo lugar nos projetos acima citados.
- R$ 500,00 (quinhentos reais) e certificado para as entidades classificadas em terceiro lugar nos projetos acima citados.
Art. 7º – A premiação será complementada com recursos provenientes do Fundo Social Projeto Ilka Munhoz.
- 1º- Os recursos arrecadados no Fundo Social da Comenda Ilka Munhoz serão destinados para a complementação da premiação dos projetos, inclusive do Projeto “Mulheres Inspiram Mulheres”, o que será definido após apresentação e aprovação da movimentação financeira do biênio, em reunião do Conselho Consultivo realizada por ocasião do ENA.
- 2º– A proposta para definição dos percentuais da premiação dos projetos com os recursos do Fundo Social da Comenda Ilka Munhoz deverá ter a aprovação do Conselho Consultivo da CNESR.
Art. 8º – A Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos premiará as seis entidades, sendo três para as que melhor desenvolverem Projetos em Educação no que concerne à leitura, escrita, cultura, arte e/ou inovação tecnológica e três selecionadas em Projetos com foco na Educação/Meio Ambiente, com a classificação de primeiro, segundo e terceiro lugares para cada subárea.
Art. 9º – O Troféu Rosa de Prata tem roteiro a ser seguido rigorosamente para inscrição e apresentação do relatório, que consta no Manual Técnico Administrativo da CNESR, 4ª edição/ 2018, páginas 165 a 178.
Art. 10º– O Projeto Mulheres Inspiram Mulheres tem roteiro e orientação própria para inscrição, elaboração e encaminhamento do processo. Consultar grupo formado no WhatsApp.
Art. 11º – A premiação do concurso será feita por ocasião do XXIX ENA, a ser realizado em agosto de 2023.
VI- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art.12 São de inteira responsabilidade dos participantes todos os ônus referentes a direitos autorais de textos, imagens de fotos, vídeos, dentre outros materiais que acompanharem o trabalho.
- 1º- Os relatórios encaminhados pelos participantes deverão ser retirados ao término do evento pela responsável da Entidade inscrita no concurso.
- 2º – Casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela diretoria, com a participação de pelo menos duas integrantes do Conselho Consultivo.
CNESR, maio de 2021
Cleuza Maria Rizo / Coordenadora Nacional 2021/2023
ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS DOS PROJETOS EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO/MEIO AMBIENTE
INTRODUÇÃO
O Relatório é uma narrativa do que foi realizado por meio do projeto, portanto é ele que se deve apresentar para ser avaliado. As intenções constituem-se em foco do Projeto, enquanto que a abordagem do Relatório se concentra nas trajetórias percorridas e, acima de tudo, nos resultados alcançados.
O Relatório deve ser escrito no pretérito e tem as seguintes funções:
- divulgar informações;
- servir de registro de um trabalho executado.
Por se ater ao realizado, pode incluir mais ou menos ações do que foi inicialmente previsto no projeto. Por exemplo, uma ASR/CA elabora um projeto para ser desenvolvido nas escolas estaduais públicas e essas entram em greve por um longo período de tempo impossibilitando o desenvolvimento de uma parte das ações previstas. Ou, ao contrário, surgem ideias enriquecedoras e aportes financeiros/doações que possibilitam a ampliação do leque de ações. Geralmente, é o que sucede. À medida que as ações são desenvolvidas, o grupo passa a perceber que é possível realizar mais do que havia sido projetado. Um exemplo corriqueiro é o projeto inicial para a reforma ou construção de uma residência e as alterações que vão ocorrendo durante a sua concretização.
O Relatório toma como ponto de partida o projeto, mas pode ousar colocando títulos e subtítulos atraentes (como se fosse uma obra literária). Nele, a Justificativa do Projeto, os objetivos, o público alvo e as parcerias podem ser incorporados na Introdução.
A Coordenadoria Nacional tem duas modalidades de projetos que são fixas; e outras estabelecidas pela Coordenadora Nacional em exercício contemplando o tema que deseja privilegiar em sua gestão. Como exemplos temos o Projeto Novas Gerações, o Projeto Educação para o Esporte e o Projeto Amigos da Velhice.
Os projetos fixos são os das modalidades Educação e Educação/Meio Ambiente
- Os Projetos da MODALIDADE EDUCAÇÃO compreendem ações relacionadas à alfabetização, leitura, escrita, arte, cultura, tecnologia, entre outras, desenvolvidas com o propósito de colaborar com o acesso e permanência dos alunos na escola.
- Os Projetos da MODALIDADE EDUCAÇÃO/ MEIO AMBIENTE– são realizados com o objetivo de desenvolver ações voltadas para a sustentabilidade e preservação da vida por meio da Educação Ambiental, incluindo não só os cuidados com o meio ambiente, como também os cuidados com a saúde física, mental e nutricional.
ESTRUTURA DO RELATÓRIO
O Relatório deve evidenciar a experiência desenvolvida pela ASR /Casa da Amizade, ser digitalizado utilizando a fonte Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre as linhas e ser elaborado conforme o modelo a seguir, que consta na página “website” da Internet no endereço www.casasdaamizade.org.br
- Título do Projeto
- Apresentação da Entidade- Descrever o município onde a entidade está situada, a data de fundação da ASR ou CA, o número de Associadas (os), os projetos já realizados, os em andamento e os premiados, a participação em Conselhos e outros dados que considerar relevantes.
- Introdução- Dizer os motivos que levaram ao desenvolvimento do projeto (justificativa), a população alvo, os objetivos gerais e específicos que se pretendeu alcançar e as parcerias realizadas para a viabilização do projeto.
- Desenvolvimento- descrever passo a passo como as ações foram executadas, obedecendo-se a ordem cronológica das etapas.
- Recursos- relacionar os recursos humanos, materiais e financeiros. Se necessário, elaborar planilhas e tabelas para melhor visualização.
- Avaliação- Dizer como a avaliação foi realizada. Se por observação, depoimentos, questionários, etc. Retomar os objetivos específicos e relatar de que forma se deu o alcance de cada um deles.
- Considerações Finais– Relatar o envolvimento da ASR/ Casa da Amizade e das partes interessadas. Analisar e sugerir o que pode ser alterado e/ou melhorado para aperfeiçoar o projeto. Descrever as transformações registradas, destacando o aprendizado, proposta de continuidade ou não, e dificuldades encontradas.
- Bibliografia- se houver
- Apêndice- (projeto ou esboço das intenções do projeto. Opcional)
- Anexos– fotos, cópias de publicações em jornais e revistas, transcrições de entrevistas ou o CD com elas gravadas etc.
APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO
I. Capa
- Nome da Entidade
- Relatório do Projeto (Educação ou Meio Ambiente)
- Título do Projeto
- Ano
II. Página de rosto
- Nome da Entidade
- Título do Projeto
- Coordenadora ou Comissão Coordenadora do Projeto
- Parceiros
- Ano
III. Epígrafe (opcional um poema ou frase relacionada ao Projeto)
IV. Sumário (enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do Projeto, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede)
V. Apresentação do Projeto
VI. Introdução
VII. Desenvolvimento
VIII. Recursos
IX. Avaliação
X. Considerações finais
XI. Bibliografia
XII. Apêndice
XIII. Anexos
Ao escrever o Relatório deve-se ter em mente que os avaliadores necessitam perceber o quanto a Associação se comprometeu com o Projeto, o envolvimento emocional das companheiras e companheiros, a busca de parcerias, o inconformismo com a situação inicial detectada. É preciso deixar falar o coração e, com objetividade e clareza, relatar as ações desenvolvidas.
BIBLIOGRAFIA
MORAES, Josefina Reis de. Projetos Sociais no Contexto da Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos, 2017
MORAES, Josefina Reis de. Projeto Educação/Meio Ambiente, 2019
VALENTE, Silza Maria Pasello. Projeto e Relatório: duas faces de uma mesma moeda, 2017
ACESSE AQUI AS ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS DOS PROJETOS
ACESSE AQUI A FICHA DE INSCRIÇÃO DO PROJETO
ACESSE AQUI O TERMO DE ENCAMINHAMENTO DO RELATÓRIO
ACESSE AQUI A FICHA DE AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO DO PROJETO
ACESSE AQUI O REGULAMENTO GERAL DOS PROJETOS