CASA DA AMIZADE DE PANAMBI – D. 4660

Casa da Amizade de Panambi – Distrito 4660

É tempo de se reinventar.

Estamos vivendo um momento único. Um tempo de reclusão, onde nem mesmo um aperto de mão é recomendado.  As reuniões presenciais não são permitidas e a palavra de ordem é o isolamento.

E agora? Em meio a Pandemia de Corona Vírus, como continuar realizando um trabalho que se estrutura em eventos, em projetos sociais presenciais, em ações que envolvem a participação direta de pessoas?

É tempo de se reinventar. Procurar novas alternativas, porque as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade não cessaram. Muito pelo contrário, se agravaram. Diante dessa realidade a Casa da Amizade de Panambi buscou novas formas de realizar seu trabalho de voluntariado. Numa época tão digital, o Whatsapp já era uma ferramenta muito usada como meio de interação e troca de informações entre as companheiras, mas não atendia a contento as demandas do grupo, que tinha até então um convívio presencial bem intenso, que acontecia em reuniões mensais, eventos, projetos e inúmeras ações humanitárias. Surgiu como alternativa a Plataforma Virtual Zoom, que foi inicialmente utilizada numa reunião de Diretoria e logo em seguida foi testada com o grande grupo. A resposta foi muito positiva, tendo adesão em massa das associadas. Dessa forma terminamos a Gestão 2019/2020, de forma tranquila e aprendemos que além de doar bens materiais, podíamos também doar nosso tempo e nossas habilidades. Resgatamos antigas práticas e produzimos cachecóis e toucas para doação. Iniciamos a Gestão 2020/2021 com muito ânimo, e entendemos que se não podíamos fazer nossos tradicionais Bazares, podíamos então doar as peças em estoque para entidades, para que estas fizessem com que tudo chegasse aos mais necessitados. Passamos a utilizar com empenho o Facebook e no momento seguinte dominamos o Instagram. Realizamos um leilão virtual, com peças que recebemos em doação e divulgamos nossos projetos. E com essa vitrine, acabamos fortalecendo ainda mais o nome da nossa Casa e atraindo a atenção de pessoas que quiseram ajudar. Recebemos doações de blusões de lã tricotados a mão e de cobertores, todos doados para famílias necessitadas. Realizamos uma Ação Entre Amigos, em prol de um menino com Leucemia, tendo como prêmio a TV que ganhamos no EGA em Santa Rosa em 2019. Apesar de todas as restrições impostas pelo Corona Vírus, não abandonamos nenhum projeto ou atividade. O menino Victor Cauê, deficiente físico continuou tendo a nossa assistência, assim como as mamães do nosso Projeto Mil Dias. Elaboramos novas estratégias para divulgar e alavancar o nosso projeto de Ecobags e usamos nossas reuniões virtuais para ajudar outras entidades, comprando refeições produzidas por elas e entregues em domicílio por companheiras da própria Casa.

E o companheirismo? Mais importante do que nunca, também não foi deixado de lado. Organizamos um amigo secreto virtual, que deixou nossa colmeia em alvoroço. Trocamos mensagens cheias de carinho e também pequenas lembranças e sentimos profundamente o afeto de uma pela outra. Foram dias especiais, em que movimentamos o comércio local e as redes sociais. Os presentinhos foram entregues em casa, por moto táxis e vieram carregados de bons sentimentos. A revelação aconteceu em reunião online, mas nem por isso foi menos emocionante.

Assim vamos seguindo na caminhada. Buscando, experimentando, e tendo a cada dia a certeza de que nossa força está no grupo e que juntas podemos enfrentar as dificuldades e buscar novas alternativas para continuar realizando nossas ações voluntárias com empenho e alegria.


Cronograma